terça-feira, 28 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Produção de Catálogo para o Bem Arte Moda
produtos. O pessoal do Bem Arte Moda conseguiu juntar um grupo de profissionais voluntários e descobriu belas modelos na comundade, que também serviu de cenário A produção foi feita pela Carolina Goulart, Letícia Korres e Sheila Nogueira e as fotos pela Andressa Reis.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
terça-feira, 5 de outubro de 2010
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Relatório do PNUD terá versão em cordel
FELIPE LESSA
para a PrimaPagina
"O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) Brasil 209/2010, a ser divulgado em outubro, terá uma versão em cordel, em contrapartida aos tradicionais estudos, com gráficos e texto longos. O objetivo é levar o conteúdo para os brasileiros de forma mais leve e descontraída, buscando tornar mais acessíveis temas geralmente de difícil compreensão para a maioria das pessoas.
“Deseja-se também que os cordelistas, através das oficinas que organizaremos, contem a sua própria história, se apropriando dos conteúdos e mensagens do relatório”, diz o coordenador do relatório, Flávio Comin. O PNUD está buscando parceiros que possam financiar e distribuir o estudo em cordel no Brasil.
A inovação faz parte de uma estratégia que tem norteado todo o processo de produção do estudo, desde sua concepção: a busca por um modelo mais inclusivo de comunicação e de desenvolvimento.
Para escolher o tema do RDH, por exemplo, o PNUD lançou consultas via internet, celular e outros meios, com o apoio de empresas e outras instituições, e ouviu 500 mil pessoas durante a campanha “Brasil Ponto a Ponto”, na qual foi feita a seguinte pergunta: “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”. A partir da análise das respostas é que se definiu que o assunto seriam “valores”. Numa segunda etapa, o PNUD encomendou uma pesquisa ao Ibope para averiguar qual eram, na avaliação dos brasileiros, os valores mais importantes.
Mesmo a publicação final, que será divulgada em outubro, deverá ser mais fácil de ler do que os relatórios tradicionais do PNUD, privilegiando a fluência do texto e colocando todos componentes técnicos em rodapés, apêndices e notas técnicas.
Outro mote do estudo é o engajamento da população no desenvolvimento de políticas públicas, que, segundo Comim, devem ser formuladas com a população e não somente para a população. “O cidadão deve opinar sobre o que considera importante ou não para a sociedade. Seus julgamentos de valor são fundamentais como norte político”, afirma.
O primeiro desafio para aumentar a participação popular é as pessoas se darem conta de como suas ações são importantes — um exemplo: a educação não depende apenas de iniciativas governamentais, mas também do nível de participação dos pais, que afeta diretamente o desempenho escolar dos filhos. Depois disso, ainda é preciso motivação, já que é comum o pensamento de que “não é possível mudar nada” nas políticas públicas. Por fim, grande obstáculo é fazer com que as pessoas, frequentemente desmotivadas por dificuldades, retomem as rédeas de suas vidas, sendo senhores ou senhoras do seu próprio destino."
Reprodução: http://www.pnud.org.br/educacao
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Design para má intenção!!
Para mais detalhes sobre os bonecos, entre em contato: panopramanga@designpossivel.org
fonte e imagem reprodução: http://design-possivel.blogspot.com/
quinta-feira, 1 de julho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
Bem Arte Moda
(1) logo Bem Arte Moda desenvolvida por Sóter França Jr (E-feito Agência Virtual)
domingo, 16 de maio de 2010
Mostra Ethos 2010, stands do CEPFS e do Ateliê de Idéias feitos pela E-feito
Cúbica Cenografia (www.cubica.com.br) e N Idéias Design (www.nideias.com.br), empresas do Rio de Janeiro que através da Fundação Ismael Nery (www.fundacaoismaelnery.org.br), apoiaram o projeto criando o conceito para os dois stands e construiram a maquete do Programa Bem Morar, do Ateliê de Idéias em regime pro bono.
A maquete do stand do CEPFS é na verdade uma escultura feita por um artesão da cidade de Soledade (Paraíba) e reproduz a Bomba d'Água Aro Trampolim em uma pequena propriedade, compondo a cena com pessoas e animais.
Nas fotos: (1) Stand Programa Bem Morar - Ateliê de Idéias -Vitória (ES) (2) Stand CEPFS
(2) José Dias (que recebeu o apoio da Bravo Youth Foundation para participar do Mostra) no stand da Bomba d' Água Aro Trampolim - tecnologia do CEPFS selecionada para o evento.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Fontes gratuitas para download
Saiu ontem, dia 11, no smashingmagazine.com uma lista com 20 fontes gratuitas muito interessantes para download. Seja você designer gráfico ou webdesigner, vale a pena ter fontes como essas instaladas no seu computador. São realmente fantásticas. Para visualizá-las e fazer o download das preferidas, acesse esse link aqui.
reprodução: http://www.designerd.com.brquarta-feira, 12 de maio de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
1º Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima
"O 1º Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima, promovido pelo WWF-Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e o grupo HSBC, tem como objetivo primordial retratar os temas em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas).
A ideia é mostrar os outros sentidos e olhares sobre estes elementos da natureza, para além dos conceitos cotidianos e concretos.
As imagens poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.
Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, é a forma que os organizadores escolheram para contribuir para a Década da Água, que vai de 2005 a 2015, estabelecida pelas Nações Unidas e acatada pelo governo brasileiro." Saiba mais e como participar : http://www.olharesaguaeclima.org.br/Reprodução site: www.olharesaguaeclima.org.br/
Novo Site da Adel no ar
A Adel é formada por jovens que têm uma visão de vanguarda para a região. Por isso, tentamos fugir de templates prontos e investimos em ilustrações que retratam um pouco do cenário local e sem apelar para imagens recorrentes do sertão ou semiárido.
www.adel.org.br
quinta-feira, 25 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
Diálogo Urbano
Mas definitivamente faltam veículos que possam reconhecer dois aspectos fundamentais: o potencial de produção e de consumo e as possibilidades e diversidades estéticas das favelas. A revista Diálogo Urbano, revista que circula por diversas favelas da cidade do Rio de Janeiro, é um bom exemplo de como combinar uma visão de mercado desses territórios com design cuidadoso e apurado. O mais interessante é que não é uma proposta de uma ONG, é uma iniciativa da agência de comunicação que leva o mesmo nome e viu a favela considerando seu comercio, seu potencial econômico, seus pequenos e médios empreendedores e uma gente bonita e talentosa, mesmo sem fantasia de carnaval, que cada vez mais pode e quer consumir.
As matérias mostram empresários locais (representados por restaurantes, quituteiras, artesãos) ações sociais, cultura, lazer e temáticas diversas que possam interessar aos moradores locais. E o melhor, a revista vive da venda de anúncios. Anúncios de empresas que já acordaram para a importância e valor desse mercado consumidor. Para saber mais: http://www.dialogourbano.com.br/
segunda-feira, 22 de março de 2010
Banco de Imagens - Agência Nacional de Águas
A solicitação de uso é fácil e rápida de ser preenchida (testamos solicitando essas duas fotos), e a solicitação de imagens com alta resolução para impressos pode ser feita pelo correio.
Banco de Imagens: http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/imagens/default.asp
(1) autor: Paulo spolidório/Banco de Imagens ANA
(2) autor: Eraldo Peres/Banco de Imagens ANA
sábado, 20 de março de 2010
Caindo na Rede
O mundo da comunicação caiu definitivamente na rede. As chamadas mídias sociais, formadas por dezenas de sites de relacionamentos, entraram de vez no pacote de canais de comunicação. O desafio é que "aprendemos que para uma comunicação precisa de um emissor, um receptor, uma mensagem, um meio de comunicação e uma resposta, até então não existia nenhum canal de comunicação que trazia esta resposta tão instantaneamente" Plinio Medeiros (http://www.socialmx.com)
Assim como as empresas precisam estar preparadas para respostas rápidas e para interagir com clientes, as onganizações não governamentais, no Brasil, precisam entrar e fazer uso dessas redes. Se para as empresas esse contato direto pode ser um desafio, para organizações sociais pode ser uma grande vantagem. Isso porque historicamente criticou-se o acesso deste segmento a canais de comunicação. A questão econômica sempre se configurou como um grande obstáculo, assim como os modelos e formatos de linguagem. Bem, agora essas mídias estão disponíveis GRATUITAMENTE. Agora as organizações podem por a boca a mundo: defender suas causas, apresentar seus argumentos e outras versões dos fatos e, principalmente, dialogar com diferentes atores. No Brasil há 35 milhões de usuários do Orkut, mas redes como o FaceBook e My Space vem ganhando espaço.
Essas redes são socialmente tão relevantes que o Supremo Tribunal Eleitoral está de olho no uso desses recursos durante as eleições.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Design Social
quarta-feira, 17 de março de 2010
Boa Idéia para Presente e para Newsletter
segunda-feira, 15 de março de 2010
Conceitos Chaves - Identidade Visual
Para assegurar a integridade e coerência visual da marca em todas as suas manifestações é necessária a criação de processos e sistemas que são normatizados através do Manual de Identidade da Marca, um documento técnico que contém recomendações, especificações e normas relacionadas à utilização da marca. Veja o exemplo do Manual da marca do Instituto C&A no endereço abaixo.
http://www.institutocea.org.br/instituto/site/content/home/doc/08-12-15_guia_marca.pdf
sexta-feira, 12 de março de 2010
Nas ondas do rádio
quinta-feira, 11 de março de 2010
FIOJOVEM - A Fiocruz batendo um papo cabeça
http://www.fiocruz.br/jovem/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
segunda-feira, 8 de março de 2010
Vídeo Casa do Zezinho
Copywriter: Romero Cavalcanti
Creative Director: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Advertiser: Casa do Zezinho
Product or Service: CHILD POVERTY INDIFFERENCE AWARENESS Advertising Agency, City: AlmapBBDO, Sao Paulo Country: BRAZIL
Agency Producer: André Soares
Production Company, City: Cinemacentro, Sao PauloDirector: Paulo GandraD.O.P/Lighting Cameraman: Dudu MirandaEditor: Will MazzolaSound/Design Arrangement: SonzeiraAccount Supervisor: Ana Carolina Boccia, Joanna Guinle, Marina Fernandes, Patrícia Gerard Advertiser's Supervisor: Dagmar Garroux, Maria Célia Gonçalve
domingo, 7 de março de 2010
Cartão Ecológico
sábado, 6 de março de 2010
Bordados com contam história e geram oportunidades
Rótulos de Embalagens de Produtos Sociais
(2) Desenvolvido por Sóter França Jr (http://www.rummos.org.br/efeito/index.html)