quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz 2011

Produção de Catálogo para o Bem Arte Moda

O Bem Arte moda está lançando sua nova coleção. Desenvolvida pela designer Jacqueline Chaibay, as camisetas e protudos de copa e cozinha foram inspirados na iconografia do Espírito Santo e das comunidades onde vivem e trabalham as costureiras. A E-feito está produzindo o catálogo com os novos
produtos. O pessoal do Bem Arte Moda conseguiu juntar um grupo de profissionais voluntários e descobriu belas modelos na comundade, que também serviu de cenário A produção foi feita pela Carolina Goulart, Letícia Korres e Sheila Nogueira e as fotos pela Andressa Reis.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Relatório do PNUD terá versão em cordel

Fundação Joaquim Nabuco/Rômulo Fialdine
FELIPE LESSA
para a PrimaPagina

"O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) Brasil 209/2010, a ser divulgado em outubro, terá uma versão em cordel, em contrapartida aos tradicionais estudos, com gráficos e texto longos. O objetivo é levar o conteúdo para os brasileiros de forma mais leve e descontraída, buscando tornar mais acessíveis temas geralmente de difícil compreensão para a maioria das pessoas.

“Deseja-se também que os cordelistas, através das oficinas que organizaremos, contem a sua própria história, se apropriando dos conteúdos e mensagens do relatório”, diz o coordenador do relatório, Flávio Comin. O PNUD está buscando parceiros que possam financiar e distribuir o estudo em cordel no Brasil.

A inovação faz parte de uma estratégia que tem norteado todo o processo de produção do estudo, desde sua concepção: a busca por um modelo mais inclusivo de comunicação e de desenvolvimento.

Para escolher o tema do RDH, por exemplo, o PNUD lançou consultas via internet, celular e outros meios, com o apoio de empresas e outras instituições, e ouviu 500 mil pessoas durante a campanha “Brasil Ponto a Ponto”, na qual foi feita a seguinte pergunta: “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”. A partir da análise das respostas é que se definiu que o assunto seriam “valores”. Numa segunda etapa, o PNUD encomendou uma pesquisa ao Ibope para averiguar qual eram, na avaliação dos brasileiros, os valores mais importantes.

Mesmo a publicação final, que será divulgada em outubro, deverá ser mais fácil de ler do que os relatórios tradicionais do PNUD, privilegiando a fluência do texto e colocando todos componentes técnicos em rodapés, apêndices e notas técnicas.

Outro mote do estudo é o engajamento da população no desenvolvimento de políticas públicas, que, segundo Comim, devem ser formuladas com a população e não somente para a população. “O cidadão deve opinar sobre o que considera importante ou não para a sociedade. Seus julgamentos de valor são fundamentais como norte político”, afirma.

O primeiro desafio para aumentar a participação popular é as pessoas se darem conta de como suas ações são importantes — um exemplo: a educação não depende apenas de iniciativas governamentais, mas também do nível de participação dos pais, que afeta diretamente o desempenho escolar dos filhos. Depois disso, ainda é preciso motivação, já que é comum o pensamento de que “não é possível mudar nada” nas políticas públicas. Por fim, grande obstáculo é fazer com que as pessoas, frequentemente desmotivadas por dificuldades, retomem as rédeas de suas vidas, sendo senhores ou senhoras do seu próprio destino."

Reprodução: http://www.pnud.org.br/educacao

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Design para má intenção!!

Agência Tudo criou voodoo argentino como brinde para o evento de lançamento do canal Yahoo! Brasil. O brinde bem humorado foi feito através do Design Possível, projeto de desenvolvimento social que conta com a participação de estudantes, profissionais, ONGs e empresas.O grupo produtivo envolvido foi o PANO PRA MANGA, que vem se desenvolvendo desde 2008 através das parcerias com a empresa Cummins Brasil e Escola Natasha Franco Vieira. Passada a Copa do Mundo fica a boa idéia para - bem humoradas - más intenções!
Para mais detalhes sobre os bonecos, entre em contato: panopramanga@designpossivel.org
fonte e imagem reprodução: http://design-possivel.blogspot.com/

Campanha Francesa Contra AIDS - Marketing Social

terça-feira, 29 de junho de 2010

Bem Arte Moda

O Bem Arte Moda é um empreendimento comunitário apoiado pelo organização Ateliê de Idéias (www.ateliedeideias.org.br). Parte do projeto, implementado pelo Ateliê, de apoio ao desenvolvimento da economia local de oito comunidades (Território do Bem) em Vitória (ES), o Bem Arte Moda está reestruturando sua identidade visual em parceria com E-feito Agência Virtual.


(1) logo Bem Arte Moda desenvolvida por Sóter França Jr (E-feito Agência Virtual)


domingo, 16 de maio de 2010

Mostra Ethos 2010, stands do CEPFS e do Ateliê de Idéias feitos pela E-feito

A participação do CEPFS Teixeira/PB) e do Ateliê de Idéias ( Vitória/ES) na Mostra Ethos 2010 foi assessorada pela E-feito Agência Virtual com a colaboração de seus parceiros,
Cúbica Cenografia (www.cubica.com.br) e N Idéias Design (www.nideias.com.br), empresas do Rio de Janeiro que através da Fundação Ismael Nery (www.fundacaoismaelnery.org.br), apoiaram o projeto criando o conceito para os dois stands e construiram a maquete do Programa Bem Morar, do Ateliê de Idéias em regime pro bono.
A maquete do stand do CEPFS é na verdade uma escultura feita por um artesão da cidade de Soledade (Paraíba) e reproduz a Bomba d'Água Aro Trampolim em uma pequena propriedade, compondo a cena com pessoas e animais.
Nas fotos: (1) Stand Programa Bem Morar - Ateliê de Idéias -Vitória (ES) (2) Stand CEPFS
(2) José Dias (que recebeu o apoio da Bravo Youth Foundation para participar do Mostra) no stand da Bomba d' Água Aro Trampolim - tecnologia do CEPFS selecionada para o evento.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fontes gratuitas para download

20 belíssimas fontes gratuitas para download

Saiu ontem, dia 11, no smashingmagazine.com uma lista com 20 fontes gratuitas muito interessantes para download. Seja você designer gráfico ou webdesigner, vale a pena ter fontes como essas instaladas no seu computador. São realmente fantásticas. Para visualizá-las e fazer o download das preferidas, acesse esse link aqui.

reprodução: http://www.designerd.com.br

segunda-feira, 19 de abril de 2010

1º Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima

"O 1º Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima, promovido pelo WWF-Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e o grupo HSBC, tem como objetivo primordial retratar os temas em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas).

A ideia é mostrar os outros sentidos e olhares sobre estes elementos da natureza, para além dos conceitos cotidianos e concretos.

As imagens poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.

Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, é a forma que os organizadores escolheram para contribuir para a Década da Água, que vai de 2005 a 2015, estabelecida pelas Nações Unidas e acatada pelo governo brasileiro." Saiba mais e como participar : http://www.olharesaguaeclima.org.br/
Reprodução site: www.olharesaguaeclima.org.br/

Novo Site da Adel no ar

O novo site da Adel - Agência de Desenvolvimento Econômico Local está no ar. O site é o resultado da parceria com Rummos/E-feito e do empenho e dedicação da Adel.
A Adel é formada por jovens que têm uma visão de vanguarda para a região. Por isso, tentamos fugir de templates prontos e investimos em ilustrações que retratam um pouco do cenário local e sem apelar para imagens recorrentes do sertão ou semiárido.
www.adel.org.br

quarta-feira, 24 de março de 2010

Diálogo Urbano

Sempre que os meios de comunicação compõem os espaços urbanos brasileiros, as favelas fazem parte do cenário, freqüentemente representando o que há de destoante e, por isso, perigoso e ameaçador. Também freqüentemente os elementos usados para representar esses territórios são apresentados em oposição a um padrão estético dominante. Por outro lado as organizações não governamentais muitas vezes lançam mão do mesmo perfil de imagens, mas nesses casos apresentadas como estratégias legítimas para fazer denúncias.
Mas definitivamente faltam veículos que possam reconhecer dois aspectos fundamentais: o potencial de produção e de consumo e as possibilidades e diversidades estéticas das favelas. A revista Diálogo Urbano, revista que circula por diversas favelas da cidade do Rio de Janeiro, é um bom exemplo de como combinar uma visão de mercado desses territórios com design cuidadoso e apurado. O mais interessante é que não é uma proposta de uma ONG, é uma iniciativa da agência de comunicação que leva o mesmo nome e viu a favela considerando seu comercio, seu potencial econômico, seus pequenos e médios empreendedores e uma gente bonita e talentosa, mesmo sem fantasia de carnaval, que cada vez mais pode e quer consumir.
As matérias mostram empresários locais (representados por restaurantes, quituteiras, artesãos) ações sociais, cultura, lazer e temáticas diversas que possam interessar aos moradores locais. E o melhor, a revista vive da venda de anúncios. Anúncios de empresas que já acordaram para a importância e valor desse mercado consumidor. Para saber mais: http://www.dialogourbano.com.br/

segunda-feira, 22 de março de 2010

Banco de Imagens - Agência Nacional de Águas

Hoje é o dia Mundial da Água e a Agência Nacional de Águas, órgão do Ministério do Meio Ambiente, possui um Banco de Imagens que disponibiliza gratuitamente seu acervo aos usuários. São mais de 3 mil fotos que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. São imagens belíssimas de cenários de todo país. É claro que as temáticas relacionadas a recursos hídricos são comuns a todas as imagens. Mas pensando bem, dá para mostrar o Brasil inteiro através de seus rios, bacias, mares, lagoas, açudes...
A solicitação de uso é fácil e rápida de ser preenchida (testamos solicitando essas duas fotos), e a solicitação de imagens com alta resolução para impressos pode ser feita pelo correio.
Banco de Imagens: http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/imagens/default.asp
(1) autor: Paulo spolidório/Banco de Imagens ANA
(2) autor: Eraldo Peres/Banco de Imagens ANA

sábado, 20 de março de 2010

Caindo na Rede


O mundo da comunicação caiu definitivamente na rede. As chamadas mídias sociais, formadas por dezenas de sites de relacionamentos, entraram de vez no pacote de canais de comunicação. O desafio é que "aprendemos que para uma comunicação precisa de um emissor, um receptor, uma mensagem, um meio de comunicação e uma resposta, até então não existia nenhum canal de comunicação que trazia esta resposta tão instantaneamente" Plinio Medeiros (http://www.socialmx.com)

Assim como as empresas precisam estar preparadas para respostas rápidas e para interagir com clientes, as onganizações não governamentais, no Brasil, precisam entrar e fazer uso dessas redes. Se para as empresas esse contato direto pode ser um desafio, para organizações sociais pode ser uma grande vantagem. Isso porque historicamente criticou-se o acesso deste segmento a canais de comunicação. A questão econômica sempre se configurou como um grande obstáculo, assim como os modelos e formatos de linguagem. Bem, agora essas mídias estão disponíveis GRATUITAMENTE. Agora as organizações podem por a boca a mundo: defender suas causas, apresentar seus argumentos e outras versões dos fatos e, principalmente, dialogar com diferentes atores. No Brasil há 35 milhões de usuários do Orkut, mas redes como o FaceBook e My Space vem ganhando espaço.

Essas redes são socialmente tão relevantes que o Supremo Tribunal Eleitoral está de olho no uso desses recursos durante as eleições.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Design Social

A gente sabe que dentro da categoria do chamado design social cabem diversas perspectivas. Do desenho de objetos e produtos acessiveis, tanto com relação a custo quanto ao manuseio, indo para a arquitetura, passando pelas tecnologias sociais e chegando à produção e uso de imagens utilizadas no setor social.
"Entre designers, design social refere-se a projectos e produtos que visam aumentar a qualidade de vida e o bem-estar humano." DESIGN SOCIAL O design de um mundo melhor. Joana Bértholo

Dentro desta ótica, muitas são as oportunidades em que as organização sociais se deparam com a produção e consumo de produtos e serviços que deveriam ser avaliados à luz do design social.

Uma oportunidade comum diz respeito à produção de material de comunicação impresso, virtual ou audiovisual. Nesses casos vale ficar atento para garantir que as pessoas a quem se dirigem as imagens possam se VER representadas. Imagens que denunciam violações de direitos são armas importantes na luta por justiça social, mas devemos também pensar em alternativas de como representar essas populações e segmentos sociais de forma mais positiva.

Essa logomarca do I Congresso Brasileiro de Enfrentamento às Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes (desenvolvido por Soter França JR E-Feito Agência Virtual) foi pensada de forma que não expusesse crianças e adolescentes, que fosse inclusive atraente para este público, para que pudessem se informar e que garantisse a maior diversidade possível de jovens e crianças representados.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Boa Idéia para Presente e para Newsletter

Este pode ser um bom exemplo de Newsletter. Newsletter é um um tipo de boletim periódico enviado regularmente aos seus parceiros, clientes e visitantes, através de uma lista de emails. O objetivo da newsletter é manter o nome de sua organização vivo na mente dos seus parceiros, ou cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Uma newsletter pode ser formada por links que sejam chamadas para matérias do site ou blog, ou ainda aproveitar temas e campanhas pontuais. A Rede Tekoha, site especializado na divulgação e venda de produtos sociais, aproveita a época de Páscoa para oferecer produtos temáticos. (veja ao lado) http://www.tekoha.org/

segunda-feira, 15 de março de 2010

Conceitos Chaves - Identidade Visual

A Identidade Visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço da organização. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.
Para assegurar a integridade e coerência visual da marca em todas as suas manifestações é necessária a criação de processos e sistemas que são normatizados através do Manual de Identidade da Marca, um documento técnico que contém recomendações, especificações e normas relacionadas à utilização da marca. Veja o exemplo do Manual da marca do Instituto C&A no endereço abaixo.
http://www.institutocea.org.br/instituto/site/content/home/doc/08-12-15_guia_marca.pdf

sexta-feira, 12 de março de 2010

Nas ondas do rádio

O rádio é uma ferramenta importante para as pequenas organizações pois oferece um baixo custo absoluto ou mesmo a possibilidade de parceria a custo zero. Um meio que fala a linguagem regional / da comunidade e possui rapidez na transmissão da mensagem. Vejam como a ONG Criança Segura utiliza o meio para a comunicação institucional e de campanhas.

quinta-feira, 11 de março de 2010

FIOJOVEM - A Fiocruz batendo um papo cabeça

A Fiocruz foi criada em 25 de maio de 1900 com missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Situada no Rio de Janeiro, hoje, a instituição, vinculada ao Ministério da Saúde, abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas e diversos serviços de saúde prestados a população.No portal da Fundação na internet há uma série seções muito interessantes, mas destacamos aqui o FIOJOVEM. Pensando no perfil e na reputação da Fiocruz como centro de referencia em pesquisa em saúde, o FIOJOVEM é o claro resultado de uma adequação de conteúdo e de identidade visual ao público jovem. Também é um boa fonte para educadores e pais.
http://www.fiocruz.br/jovem/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

segunda-feira, 8 de março de 2010

Vídeo Casa do Zezinho


Copywriter: Romero Cavalcanti
Creative Director: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Advertiser: Casa do Zezinho
Product or Service: CHILD POVERTY INDIFFERENCE AWARENESS Advertising Agency, City: AlmapBBDO, Sao Paulo Country: BRAZIL
Agency Producer: André Soares
Production Company, City: Cinemacentro, Sao PauloDirector: Paulo GandraD.O.P/Lighting Cameraman: Dudu MirandaEditor: Will MazzolaSound/Design Arrangement: SonzeiraAccount Supervisor: Ana Carolina Boccia, Joanna Guinle, Marina Fernandes, Patrícia Gerard Advertiser's Supervisor: Dagmar Garroux, Maria Célia Gonçalve

domingo, 7 de março de 2010

Cartão Ecológico

A idéia foi desenvolvida pela agência Fischer Portugal e surpreende por ser absolutamente simples. Em meio a preocupações com o consumo responsável de papel essa sugestão de cartão de visitas, que pode ser usada também para outros pequenos impressos (como convites por exemplo) recupera o uso do carimbo e pode ser aplicada a QUALQUER tipo de papel reutilizável. E também não lembra a xilogravura utilizada para produção dos antigos cordéis nosdestinos?






sábado, 6 de março de 2010

Bordados com contam história e geram oportunidades

A Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração – ACTC foi fundada em 1994, em São Paulo, para apoiar e complementar o atendimento terapêutico de crianças e adolescentes que precisavam fazer transplantes cardíacos. Dentre as atividades desenvolvidas está o Projeto Maria Maria dirigido às mães que chegam de todo o Brasil para acompanham seus filhos durante o tratamento. O Projeto combina aulas de arte e corte e costura e transforma cada peça produzida pelas mulheres em um pequeno mural para expressar sua cultura, seus sentimentos e desejos. Assim o artesanato ganha personalidade e um diferencial de mercado frente a tantos outros projetos de bordados e costuras. Vale ressaltar ainda a produção feita para apresentar os produtos (fotos do Empório Fotográfico). Você pode ver o catálogo do projeto em: http://www.actc.org.br/ajd_bazar.php

Rótulos de Embalagens de Produtos Sociais


(2) Desenvolvido por Sóter França Jr (http://www.rummos.org.br/efeito/index.html)






quinta-feira, 4 de março de 2010

Lixo com Design

É cada vez maior o número de projeto voltados para geração de renda através da reciclagem. Embora faltem dados sobre a sustentabilidade e efetividade desses programas quanto a de fato gerar renda, é inegável a diversidade de usos e re-usos de dezenas de materiais e embalagem. Mas o que falta a maioria desses projetos é investimento em design e comunicação. É claro, que ambos fazem parte de um plano de negócios bem estruturado. Mas vejam o que design e alguns detalhes básicos de apresentação do produto podem fazer.
Esses produtos estão na http://www.ecoideias.com/ um site português de design sustentável. Vale a pena conferir.

Dicas para saber ouvir


No blog da Alliance Coaching você encontra sete dicas para aprimorar sua capacidade de ouvir: "Para ter êxito no seu trabalho, líderes devem escrever, falar e ouvir efetivamente. Destas 3 habilidades, ouvir efetivamente talvez seja a mais importante, considerando que eles são demandados a fazê-lo com bastante frequência. Infelizmente, ouvir provavelmente também é a habilidade mais difícil de dominar…" leia as dicas e no final faça o teste em http://alliancecoaching.wordpress.com/