Depois de acompanhar várias iniciativas e instituições da região nordeste, nos demos conta que o que víamos e sabíamos era muito diferente do imaginário social brasileiro sobre o sertão. Anos de imagens e historias de seca, pobreza, migração e miséria veiculadas de diferentes perspectivas consolidaram as bases do que hoje pensamos sobre o sertão.
Não cabe aqui discutir as razões políticas, sociais e econômicas que alimentaram a construção desse cenário. Mas o fato é que nos últimos anos, novos atores entraram em cena. O que esses atores tem em comum é a vontade de mudar esse cenário. A ADEL, organização que atua no semiárido cearense, reune vários desses jovens. A partir dessa idéia, começamos a pensar na campanha institucional A NOVA CARA DO SERTÃO. Contando a história dos jovens que "fazem" a ADEL vamos mais do que contar historias pessoais de sucesso, ou mostrar um repaginado “gente que faz”, a proposta é mostrar que há, de fato, uma mudança de componente geracional.
Alimentada por investimentos governamentais e não governamentais feitos em educação, formação social e política, essa nova geração e seus projetos precisam aparecer. Essa é a síntese do conceito da campanha. Mostrar como esses jovens estão mudando suas comunidades e criando novas referências que certamente contribuirão para desconstrir o imaginário vigente.
A logomarca partiu da releitura da figura do sertanejo, com seu chapéu de couro, inspirada nos desenhos minimalistas dos bonecos de “palito” feitos em caderno, inspiração que se repete no layout do site da campanha, criados pelo designer Sóter França Jr.
Acesse o site: http://www.adel.org.br/novacara.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário