
O Bem Arte Moda é um empreendimento comunitário apoiado pelo organização Ateliê de Idéias (www.ateliedeideias.org.br). Parte do projeto, implementado pelo Ateliê, de apoio ao desenvolvimento da economia local de oito comunidades (Território do Bem) em Vitória (ES), o Bem Arte Moda está reestruturando sua identidade visual em parceria com E-feito Agência Virtual.

A participação do CEPFS Teixeira/PB) e do Ateliê de Idéias ( Vitória/ES) na Mostra Ethos 2010 foi assessorada pela E-feito Agência Virtual com a colaboração de seus parceiros,
Saiu ontem, dia 11, no smashingmagazine.com uma lista com 20 fontes gratuitas muito interessantes para download. Seja você designer gráfico ou webdesigner, vale a pena ter fontes como essas instaladas no seu computador. São realmente fantásticas. Para visualizá-las e fazer o download das preferidas, acesse esse link aqui.
reprodução: http://www.designerd.com.br"O 1º Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima, promovido pelo WWF-Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e o grupo HSBC, tem como objetivo primordial retratar os temas em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas).
A ideia é mostrar os outros sentidos e olhares sobre estes elementos da natureza, para além dos conceitos cotidianos e concretos.
As imagens poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.
Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, é a forma que os organizadores escolheram para contribuir para a Década da Água, que vai de 2005 a 2015, estabelecida pelas Nações Unidas e acatada pelo governo brasileiro." Saiba mais e como participar : http://www.olharesaguaeclima.org.br/
O novo site da Adel - Agência de Desenvolvimento Econômico Local está no ar. O site é o resultado da parceria com Rummos/E-feito e do empenho e dedicação da Adel.
Sempre que os meios de comunicação compõem os espaços urbanos brasileiros, as favelas fazem parte do cenário, freqüentemente representando o que há de destoante e, por isso, perigoso e ameaçador. Também freqüentemente os elementos usados para representar esses territórios são apresentados em oposição a um padrão estético dominante. Por outro lado as organizações não governamentais muitas vezes lançam mão do mesmo perfil de imagens, mas nesses casos apresentadas como estratégias legítimas para fazer denúncias.
Hoje é o dia Mundial da Água e a Agência Nacional de Águas, órgão do Ministério do Meio Ambiente, possui um Banco de Imagens que disponibiliza gratuitamente seu acervo aos usuários. São mais de 3 mil fotos que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. São imagens belíssimas de cenários de todo país. É claro que as temáticas relacionadas a recursos hídricos são comuns a todas as imagens. Mas pensando bem, dá para mostrar o Brasil inteiro através de seus rios, bacias, mares, lagoas, açudes...
O mundo da comunicação caiu definitivamente na rede. As chamadas mídias sociais, formadas por dezenas de sites de relacionamentos, entraram de vez no pacote de canais de comunicação. O desafio é que "aprendemos que para uma comunicação precisa de um emissor, um receptor, uma mensagem, um meio de comunicação e uma resposta, até então não existia nenhum canal de comunicação que trazia esta resposta tão instantaneamente" Plinio Medeiros (http://www.socialmx.com)
Assim como as empresas precisam estar preparadas para respostas rápidas e para interagir com clientes, as onganizações não governamentais, no Brasil, precisam entrar e fazer uso dessas redes. Se para as empresas esse contato direto pode ser um desafio, para organizações sociais pode ser uma grande vantagem. Isso porque historicamente criticou-se o acesso deste segmento a canais de comunicação. A questão econômica sempre se configurou como um grande obstáculo, assim como os modelos e formatos de linguagem. Bem, agora essas mídias estão disponíveis GRATUITAMENTE. Agora as organizações podem por a boca a mundo: defender suas causas, apresentar seus argumentos e outras versões dos fatos e, principalmente, dialogar com diferentes atores. No Brasil há 35 milhões de usuários do Orkut, mas redes como o FaceBook e My Space vem ganhando espaço.
Essas redes são socialmente tão relevantes que o Supremo Tribunal Eleitoral está de olho no uso desses recursos durante as eleições.
A gente sabe que dentro da categoria do chamado design social cabem diversas perspectivas. Do desenho de objetos e produtos acessiveis, tanto com relação a custo quanto ao manuseio, indo para a arquitetura, passando pelas tecnologias sociais e chegando à produção e uso de imagens utilizadas no setor social.
O rádio é uma ferramenta importante para as pequenas organizações pois oferece um baixo custo absoluto ou mesmo a possibilidade de parceria a custo zero. Um meio que fala a linguagem regional / da comunidade e possui rapidez na transmissão da mensagem. Vejam como a ONG Criança Segura utiliza o meio para a comunicação institucional e de campanhas.
A Fiocruz foi criada em 25 de maio de 1900 com missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Situada no Rio de Janeiro, hoje, a instituição, vinculada ao Ministério da Saúde, abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas e diversos serviços de saúde prestados a população.No portal da Fundação na internet há uma série seções muito interessantes, mas destacamos aqui o FIOJOVEM. Pensando no perfil e na reputação da Fiocruz como centro de referencia em pesquisa em saúde, o FIOJOVEM é o claro resultado de uma adequação de conteúdo e de identidade visual ao público jovem. Também é um boa fonte para educadores e pais.

(2) Desenvolvido por Sóter França Jr (http://www.rummos.org.br/efeito/index.html)
É cada vez maior o número de projeto voltados para geração de renda através da reciclagem. Embora faltem dados sobre a sustentabilidade e efetividade desses programas quanto a de fato gerar renda, é inegável a diversidade de usos e re-usos de dezenas de materiais e embalagem. Mas o que falta a maioria desses projetos é investimento em design e comunicação. É claro, que ambos fazem parte de um plano de negócios bem estruturado. Mas vejam o que design e alguns detalhes básicos de apresentação do produto podem fazer.