sexta-feira, 19 de março de 2010

Design Social

A gente sabe que dentro da categoria do chamado design social cabem diversas perspectivas. Do desenho de objetos e produtos acessiveis, tanto com relação a custo quanto ao manuseio, indo para a arquitetura, passando pelas tecnologias sociais e chegando à produção e uso de imagens utilizadas no setor social.
"Entre designers, design social refere-se a projectos e produtos que visam aumentar a qualidade de vida e o bem-estar humano." DESIGN SOCIAL O design de um mundo melhor. Joana Bértholo

Dentro desta ótica, muitas são as oportunidades em que as organização sociais se deparam com a produção e consumo de produtos e serviços que deveriam ser avaliados à luz do design social.

Uma oportunidade comum diz respeito à produção de material de comunicação impresso, virtual ou audiovisual. Nesses casos vale ficar atento para garantir que as pessoas a quem se dirigem as imagens possam se VER representadas. Imagens que denunciam violações de direitos são armas importantes na luta por justiça social, mas devemos também pensar em alternativas de como representar essas populações e segmentos sociais de forma mais positiva.

Essa logomarca do I Congresso Brasileiro de Enfrentamento às Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes (desenvolvido por Soter França JR E-Feito Agência Virtual) foi pensada de forma que não expusesse crianças e adolescentes, que fosse inclusive atraente para este público, para que pudessem se informar e que garantisse a maior diversidade possível de jovens e crianças representados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário